Monday 28 August 2017

Qual é multilateral trading sistema definição


ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO ENTENDENDO A OMC: PRINCÍPIOS BÁSICOS DO SISTEMA COMERCIAL Os acordos da OMC são longos e complexos, porque são textos jurídicos que cobrem uma ampla gama de atividades. Trata-se de: agricultura, têxteis e vestuário, banca, telecomunicações, compras governamentais, padrões industriais e segurança de produtos, regulamentações de saneamento de alimentos, propriedade intelectual e muito mais. Mas uma série de princípios simples e fundamentais funcionam em todos esses documentos. Estes princípios são a base do sistema multilateral de comércio. Um olhar mais atento sobre estes princípios: Clique em para abrir um item. Uma árvore para navegação no site será aberta aqui se você habilitar JavaScript no seu navegador. 1. Nação mais favorecida (NMF): tratar outras pessoas igualmente Nos termos dos acordos da OMC, os países não podem normalmente discriminar entre os seus parceiros comerciais. Conceda a alguém um favor especial (como uma taxa de direitos alfandegários mais baixa para um de seus produtos) e você tem que fazer o mesmo para todos os outros membros da OMC. Este princípio é conhecido como tratamento de nação mais favorecida (NMF) (ver caixa). É tão importante que se trata do primeiro artigo do Acordo Geral sobre Pautas Aduaneiras e Comércio (GATT). Que rege o comércio de mercadorias. O MFN é também uma prioridade no Acordo Geral sobre Comércio de Serviços (GATS) (Artigo 2º) e no Acordo sobre os Aspectos dos Direitos de Propriedade Intelectual Relacionados com o Comércio (TRIPS) (Artigo 4º), embora em cada acordo o princípio seja tratado de forma ligeiramente diferente . Juntos, esses três acordos abrangem os três principais domínios de comércio tratados pela OMC. Algumas exceções são permitidas. Por exemplo, os países podem estabelecer um acordo de livre comércio que se aplique apenas aos bens comercializados dentro do grupo discriminando mercadorias de fora. Ou podem dar aos países em desenvolvimento acesso especial aos seus mercados. Ou um país pode aumentar barreiras contra produtos que são considerados como sendo negociados injustamente de países específicos. E nos serviços, os países são autorizados, em circunstâncias limitadas, a discriminar. Mas os acordos só permitem essas exceções em condições estritas. Em geral, a NMF significa que cada vez que um país abaixa uma barreira comercial ou abre um mercado, tem de o fazer para os mesmos bens ou serviços de todos os seus parceiros comerciais, sejam eles ricos ou pobres, fracos ou fortes. 2. Tratamento nacional: Tratar igualmente os estrangeiros e os locais As mercadorias importadas e as produzidas localmente devem ser tratadas igualmente, pelo menos após a entrada dos produtos estrangeiros no mercado. O mesmo deve aplicar-se aos serviços nacionais e estrangeiros, às marcas comerciais estrangeiras e locais, aos direitos de autor e às patentes. Este princípio de tratamento nacional (que dá aos outros o mesmo tratamento que os próprios nacionais) encontra-se também nos três principais acordos da OMC (artigo 3.º do GATT, artigo 17.º do GATS e artigo 3.º do TRIPS), embora este seja novamente tratado Ligeiramente diferente em cada um destes. O tratamento nacional só se aplica quando um produto, serviço ou item de propriedade intelectual entrou no mercado. Por conseguinte, a cobrança de direitos aduaneiros sobre uma importação não constitui uma violação do tratamento nacional, mesmo que os produtos produzidos localmente não sejam objecto de um imposto equivalente. O comércio mais livre: gradualmente, através da negociação de volta ao topo Abaixar barreiras comerciais é um dos meios mais óbvios de incentivar o comércio. As barreiras em causa incluem direitos aduaneiros (ou tarifas) e medidas como proibições de importação ou quotas que restringem selectivamente as quantidades. De tempos em tempos, outras questões como a burocracia e as políticas cambiais também foram discutidas. Desde a criação do GATT em 1947-48, houve oito rodadas de negociações comerciais. Está em curso uma nona rodada, no âmbito da Agenda de Doha para o Desenvolvimento. Inicialmente, estas concentravam-se na redução das tarifas (direitos aduaneiros) sobre as mercadorias importadas. Como resultado das negociações, em meados da década de 1990, os países industrializados tinham baixado constantemente para menos de 4. Mas, nos anos 80, as negociações haviam se expandido para cobrir barreiras não-tarifárias sobre bens e às novas áreas Tais como serviços e propriedade intelectual. Abertura de mercados pode ser benéfica, mas também requer ajuste. Os acordos da OMC permitem que os países introduzam mudanças gradualmente, através de liberalização progressiva. Os países em desenvolvimento normalmente recebem mais tempo para cumprir suas obrigações. Previsibilidade: através da vinculação e transparência Voltar ao topo Às vezes, prometendo não levantar uma barreira comercial pode ser tão importante quanto diminuir um, porque a promessa dá às empresas uma visão mais clara das suas oportunidades futuras. Com estabilidade e previsibilidade, o investimento é incentivado, empregos são criados e os consumidores podem desfrutar plenamente os benefícios da escolha da concorrência e preços mais baixos. O sistema multilateral de comércio é uma tentativa dos governos de tornar o ambiente empresarial estável e previsível. A Ronda do Uruguai aumentou as consolidações Percentagens de tarifas consolidadas antes e depois das negociações de 1986-94 Na OMC, quando os países concordam em abrir seus mercados de bens ou serviços , Eles vinculam seus compromissos. Relativamente às mercadorias, estas obrigações correspondem a limites máximos das taxas dos direitos aduaneiros. Por vezes, os países importam impostos a taxas inferiores às taxas consolidadas. Freqüentemente é o caso dos países em desenvolvimento. Nos países desenvolvidos, as taxas efectivamente cobradas e as taxas consolidadas tendem a ser as mesmas. Um país pode mudar suas vinculações, mas somente depois de negociar com seus parceiros comerciais, o que poderia significar compensá-las por perda de comércio. Uma das realizações das negociações comerciais multilaterais do Uruguay Round foi aumentar a quantidade de comércio sob compromissos vinculativos (ver quadro). Na agricultura, 100 produtos têm agora tarifas consolidadas. O resultado de tudo isto: um grau substancialmente mais elevado de segurança de mercado para comerciantes e investidores. O sistema tenta melhorar a previsibilidade ea estabilidade de outras maneiras também. Uma maneira é desencorajar o uso de cotas e outras medidas usadas para estabelecer limites em quantidades de importações administrando cotas podem levar a mais burocracia e acusações de jogo injusto. Outra é tornar as regras comerciais dos países tão claras e públicas (transparentes) quanto possível. Muitos acordos da OMC exigem que os governos divulguem suas políticas e práticas publicamente dentro do país ou notificando a OMC. A vigilância regular das políticas comerciais nacionais através do Mecanismo de Revisão das Políticas Comerciais constitui um novo meio de incentivar a transparência tanto a nível interno como a nível multilateral. A OMC é por vezes descrita como uma instituição de comércio livre, mas isso não é inteiramente preciso. O sistema permite tarifas e, em circunstâncias limitadas, outras formas de proteção. Mais precisamente, é um sistema de regras dedicado à competição aberta, justa e não distorcida. As regras em matéria de não discriminação e de tratamento NMF e nacional visam assegurar condições de comércio equitativas. O mesmo acontece com as medidas de dumping (exportação a baixo custo para ganhar quota de mercado) e subsídios. As questões são complexas e as regras tentam estabelecer o que é justo ou injusto e como os governos podem reagir, nomeadamente cobrando direitos de importação adicionais calculados para compensar os danos causados ​​pelo comércio desleal. Muitos dos outros acordos da OMC visam apoiar a concorrência leal: na agricultura, na propriedade intelectual, nos serviços, por exemplo. O acordo sobre compras governamentais (um acordo plurilateral porque é assinado por apenas alguns membros da OMC) estende as regras de concorrência para compras por milhares de entidades governamentais em muitos países. E assim por diante. Incentivar o desenvolvimento ea reforma económica O sistema da OMC contribui para o desenvolvimento. Por outro lado, os países em desenvolvimento precisam de flexibilidade no tempo necessário para implementar os acordos de sistemas. E os próprios acordos herdam as disposições anteriores do GATT que permitem uma assistência especial e concessões comerciais para os países em desenvolvimento. Mais de três quartos dos membros da OMC são países em desenvolvimento e países em transição para economias de mercado. Durante os sete anos e meio da Rodada Uruguai, mais de 60 desses países implementaram programas de liberalização comercial de forma autônoma. Ao mesmo tempo, os países em desenvolvimento e as economias em transição foram muito mais ativos e influentes nas negociações da Rodada Uruguai do que em qualquer rodada anterior, e estão ainda mais presentes na atual Agenda de Doha para o Desenvolvimento. No final do Uruguay Round, os países em desenvolvimento estavam preparados para assumir a maior parte das obrigações que são exigidas aos países desenvolvidos. Mas os acordos lhes deram períodos de transição para se adaptarem às mais desconhecidas e talvez difíceis disposições da OMC, particularmente para os países mais pobres e menos desenvolvidos. Uma decisão ministerial adotada no final da rodada diz que os países mais favorecidos deveriam acelerar a implementação de compromissos de acesso ao mercado sobre as mercadorias exportadas pelos países menos desenvolvidos e busca aumentar a assistência técnica para eles. Mais recentemente, os países desenvolvidos começaram a permitir importações com isenção de direitos e isenção de contingentes para quase todos os produtos dos países menos desenvolvidos. Em tudo isso, a OMC e seus membros ainda estão passando por um processo de aprendizagem. A actual Agenda de Doha para o Desenvolvimento inclui preocupações dos países em desenvolvimento sobre as dificuldades com que se deparam na implementação dos acordos da Rodada Uruguai. O sistema de comércio deve ser. Sem discriminação, um país não deve discriminar entre os seus parceiros comerciais (conferindo-lhes igualmente o estatuto de nação mais favorecida ou de nação mais favorecida) e não deve discriminar entre os seus produtos e serviços nacionais ou estrangeiros (dando-lhes tratamento nacional) Os investidores e os governos devem ter a certeza de que as barreiras comerciais (incluindo as tarifas e as barreiras não pautais) não deveriam ser aumentadas arbitrariamente, as tarifas e compromissos de abertura de mercado são mais competitivos na OMC que desestimulam as práticas desleais como os subsídios à exportação e Dumping a preços abaixo do custo para ganhar quota de mercado mais benéfico para os países menos desenvolvidos, dando-lhes mais tempo para ajustar, maior flexibilidade e privilégios especiais. Isso soa como uma contradição. Sugere um tratamento especial, mas na OMC, na verdade, significa a não-discriminação que trata praticamente a todos igualmente. Isto é o que acontece. Cada membro trata todos os outros membros igualmente como parceiros comerciais mais favorecidos. Se um país melhora os benefícios que dá a um sócio comercial, tem que dar o mesmo melhor tratamento a todos os outros membros da OMC para que todos permaneçam mais favorecidos. O estatuto de nação mais favorecida (NMF) nem sempre significava igualdade de tratamento. Os primeiros tratados bilaterais de NMF estabeleceram clubes exclusivos entre os parceiros comerciais mais favorecidos do país. Sob o GATT e agora a OMC, o clube MFN não é mais exclusivo. O princípio da nação mais favorecida garante que cada país trate seus companheiros de mais de 140 igualmente. Mas há algumas exceções. Facilidade de Negociação Multilateral - MTF O que é uma Facilidade de Negociação Multilateral - MTF Um mecanismo de negociação multilateral (MTF) é um sistema comercial que facilita o intercâmbio de instrumentos financeiros entre várias partes. As facilidades de negociação multilaterais permitem que os participantes do contrato elegíveis coletem e transfiram uma variedade de títulos, especialmente instrumentos que podem não ter um mercado oficial. Estas instalações são muitas vezes sistemas eletrônicos controlados por operadores de mercado aprovados ou grandes bancos de investimento. Os comerciantes normalmente enviarão ordens eletronicamente, onde um mecanismo de software correspondente é usado para emparelhar compradores com vendedores. BREAKING DOWN Facilidade de Negociação Multilateral - MTF As facilidades de negociação multilateral oferecem aos investidores de varejo e às empresas de investimento um local alternativo para negociação em bolsas formais. Acordos Comerciais Multilaterais: Prós, Contras e Exemplos Atualizado em 23 de novembro de 2016 Definição: Os acordos comerciais multilaterais são tratados de comércio entre três ou mais nações . Os acordos reduzem as tarifas e tornam mais fácil para as empresas a importação e exportação. Como eles estão entre muitos países, eles são difíceis de negociar. Esse mesmo escopo amplo os torna robustos uma vez que todas as partes assinam. Vantagens Os acordos multilaterais fazem com que todos os signatários se tratem da mesma maneira. Isso significa que nenhum país pode dar melhores negócios comerciais a um país do que a outro. Isso nivela o campo de jogo. É especialmente crítico para países de mercados emergentes. Muitos deles são menores em tamanho, tornando-os menos competitivos. Veja mais sobre os benefícios do Status da Nação Mais Favorecida. O segundo benefício é que ele aumenta o comércio para cada participante. Suas empresas gozam de tarifas baixas. Isso torna suas exportações mais baratas. O terceiro benefício é que padroniza os regulamentos de comércio para todos os parceiros comerciais. As empresas economizam custos legais porque seguem as mesmas regras para cada país. O quarto benefício é que os países não precisam negociar acordos comerciais de um país de cada vez. Os acordos comerciais bilaterais tendem a favorecer o país com a melhor economia. Isso coloca a nação mais fraca em desvantagem. A nação mais forte tem um processo de aprovação mais detalhado. Preferiria obter um acordo ratificado em vez de dezenas. Desvantagens Os acordos multilaterais são complexos. Isso os torna difíceis e demorados para negociar. Em segundo lugar, os pormenores das negociações são específicos das práticas comerciais e empresariais. Isso significa que o público muitas vezes os entende mal. Como resultado, eles recebem muita imprensa, controvérsia e protestos. A terceira desvantagem é comum a qualquer acordo comercial. Algumas empresas e regiões do país sofrem quando as fronteiras comerciais desaparecem. As pequenas empresas não podem competir com multinacionais gigantes. Eles muitas vezes demitir trabalhadores para cortar custos. Outros movem suas fábricas para países com um padrão de vida mais baixo. Se uma região dependesse dessa indústria, experimentaria altas taxas de desemprego. Isso torna os acordos multilaterais impopulares. Alguns acordos comerciais regionais são multilaterais. O maior é o Acordo de Livre Comércio da América do Norte (1 ° de janeiro de 1994). O NAFTA está entre os Estados Unidos, Canadá. E México. Ele aumentou o comércio de 300% entre o início eo ano de 2009. Descubra o que acontece se o Trump Dumps NAFTA O Tratado de Livre Comércio entre a América Central ea República Dominicana (assinado em 5 de agosto de 2004). O CAFTA eliminou as tarifas de mais de 80% das exportações norte-americanas para seis países. Estes incluem Costa Rica, República Dominicana, Guatemala, Honduras, Nicarágua e El Salvador. Até 2013, aumentou o comércio de 71 por cento para 60 bilhões. A Parceria Trans-Pacífico (Negociações concluídas em 4 de outubro de 2015). O TPP seria maior do que o NAFTA se o Congresso aprovasse. É entre os Estados Unidos e onze outros países que fazem fronteira com o Oceano Pacífico. Ele iria remover as tarifas e padronizar as práticas de negócios. O comércio atual é 2 trilhões em bens (estimativa 2012) e 242 bilhão em serviços (estimativa 2011). Donald Trump prometeu retirar-se do acordo. Ele a substituiria por acordos bilaterais. Todos os acordos comerciais globais são multilaterais. O mais bem sucedido é o Acordo Geral sobre Comércio e Tarifas (GATT). Cento e cinquenta e três países assinaram em 1947. Seu objetivo era reduzir tarifas e outras barreiras comerciais. Em setembro de 1986, a Rodada Uruguai começou em Punta del Este, no Uruguai. Centrava-se na extensão de acordos comerciais a várias áreas novas. Estes incluem serviços e propriedade intelectual. Também melhorou o comércio na agricultura e nos têxteis. Em 15 de Abril de 1994, os 123 governos participantes assinaram o acordo em Marraquexe, Marrocos. Isso criou a Organização Mundial do Comércio (OMC). Assumiu a gestão de futuras negociações multilaterais globais. O primeiro projeto da OMC foi a Rodada de Doha de acordos comerciais em 2001. Trata-se de um acordo comercial multilateral entre os 149 membros da OMC. Os países em desenvolvimento permitiriam a importação de serviços financeiros, em particular a banca. Ao fazê-lo, teriam de modernizar os seus mercados. Em contrapartida, os países desenvolvidos reduziriam os subsídios agrícolas. Isso aumentaria o crescimento dos países em desenvolvimento que eram bons na produção de alimentos. Mas os lobbies das fazendas nos Estados Unidos e na União Européia o pararam. Eles se recusaram a concordar em baixar os subsídios ou aumentar a concorrência estrangeira. A OMC abandonou a rodada de Doha em junho de 2006. Em 7 de dezembro de 2013, os representantes da OMC concordaram com o chamado pacote de Bali. Todos os países concordaram em simplificar as normas aduaneiras e reduzir a burocracia para acelerar os fluxos comerciais. A segurança alimentar é um problema. A Índia quer subsidiar o alimento para que ele possa armazená-lo para distribuir em caso de fome. Outros países preocupam-se que a Índia pode despejar a comida barata no mercado global para ganhar quota de mercado. Ver artigo completo Continuar a ler. O Sistema de Comércio Multilateral O Sistema de Negociação Multilateral Capítulo: (p.232) Capítulo 9 O Sistema de Comércio Multilateral Fonte: Manual de Negócios Internacionais de Oxford Autor: Sylvia Ostry (Página Web do Contribuinte) Editora: Oxford University Press As principais mudanças no sistema multilateral de comércio mundial desde e incluindo o GATT Uruguai Round em 1994 são resumidas e as reformas mais urgentes necessárias para manter o sistema em andamento são destacadas. As raízes das mudanças ocorridas estão relacionadas à transformação do sistema de comércio iniciado na Rodada Uruguai, na qual foram incluídas as novas questões de propriedade intelectual e serviços, mas a disseminação do uso da Internet em meados da década de 1990 tem sido igualmente importante. Além disso, há mudanças contínuas no clima de idéias que levantam questões sobre o modelo neoclássico no núcleo da economia e da política comercial. Argumenta-se que, se o sistema baseado em regras durar, o enfrentamento dessas mudanças exigirá uma reforma estrutural não apenas da OMC (substituição do GATT), mas também da arquitetura internacional do pós-guerra. Palavras-chave: GATT, comércio internacional, sistema multilateral de comércio mundial, política comercial, Rodada Uruguai, OMC

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